Por Eduardo Eggers

Festival reunirá capoeiristas em Dublin
DSC_0104O V International Festival of Capoeira e o I European Seminar Agua de Beber ocorrem de 15 a 17 de abril na Gloucester Street Gym (21, Gloucester Street South, Dublin). Haverá a presença de capoeiristas brasileiros, irlandeses, portugueses, alemães, húngaros, austríacos e franceses.
Os eventos terão atrações como roda de capoeira, aulas de música e percussão, batizado, troca de corda, maculelê, frevo, puxada de rede e acrobacias. O início será às 17h do dia 15. O instrutor Mamaozinho, organizador do festival e do seminário, destaca a presença do mestre Ratto, um dos mais reconhecidos do Brasil.

 

CAPOEIRA NO MUNDO
Quando iniciou sua vida na capoeira, Francisco Abreu Souto, hoje instrutor Mamaozinho, não imaginava como ajudaria na projeção internacional do esporte anos mais tarde. Em 1997, aos 12 anos,
DSC_0110um circo se instalou na sua cidade natal, Boa Viagem (CE). Um dos integrantes era capoeirista, atividade que já era praticada por Souto na época. Ele conseguiu um emprego de vendedor de pipocas no circo e em seis meses veio a oportunidade de praticar capoeira no picadeiro.
O circo se foi, mas o interesse pelo esporte continuou. Francisco passou a ensinar as crianças da cidade e logo seria denominado Mamaozinho. O tempo foi passando e a cultura se disseminando. O Centro Cultural de Capoeira Água de Beber (CECAB) é o apogeu do projeto de espalhar o esporte pelo mundo. Sete países europeus contam com as atividades.
Na Irlanda, mais de 30 crianças e adolescentes têm a chance de conhecer melhor a cultura brasileira por meio do trabalho do Centro. “A maior importância que dou para a capoeira é representar meu Brasil, a nossa cultural popular brasileira”, frisa. Segundo Mamaozinho, há mais de 40 anos o esporte está presente nos cinco continentes. “Hoje há mais de 170 pais onde a capoeira está presente. Com todos os brasileiros no mundo a capoeira também está lá, porque é nosso patrimônio imaterial cultural”, explica. Segundo ele, metade da população brasileira já praticou capoeira. Atualmente são mais de dez milhões de praticantes no Brasil e na Europa.

INSCRIÇÕES
DSC_0101Interessados em participar podem se inscrever no local dos eventos, pelo telefone 0871166043 ou ainda pelo e-mail cecab.ireland@gmail.com.
O valor para adultos é de 80 euros para os três dias e 60 euros para apenas um dia. Estudantes que vêm do exterior, crianças e graduados e instrutores de capoeira pagam 50 euros para