Os estudantes brasileiros têm mais uma oportunidade de ingressar em instituição portuguesa de educação superior. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, e o reitor do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Nuno André Oliveira Magas Pereira, assinaram nesta sexta-feira, 24, em Brasília, parceria para adoção do Exame de Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de seleção de estudantes para o instituto.

“O Enem está consolidado e passou a ser um exame reconhecido por outras universidades portuguesas”, disse Chico Soares. “Já foram Coimbra, Algarve, Beira Interior e, agora, o Instituto Politécnico de Leiria. Isso é bom para os estudantes brasileiros.”

Instituto Politécnico de Leiria: parceria com o Inep para adotar resultado do Enem abre oportunidade para alunos brasileiros que queiram estudar na Europa (foto: media-in-change.org)

Instituto Politécnico de Leiria: parceria com o Inep para adotar resultado do Enem abre oportunidade para alunos brasileiros que queiram estudar na Europa (foto: media-in-change.org)

Para Nuno André, a parceria é uma oportunidade ímpar para os jovens brasileiros que pretendem estudar na Europa, principalmente em Portugal. “Os estudantes brasileiros podem usar o Enem para ingressar no nosso instituto, sem precisar fazer os exames locais”, afirmou. “Eles estão na mesma condição que os estudantes portugueses.”

O reitor espera também que o acordo seja o primeiro na relação entre o Inep e o IPL. O instituto português atua em outras áreas, como as de avaliação, pesquisa e supervisão.

O Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior destinada a promover a formação integral dos cidadãos, a aprendizagem e a transferência do conhecimento e cultura. Outra atividade do IPL é o estímulo ao desenvolvimento regional e nacional e à internacionalização. Valorizar a inclusão, a cooperação e a responsabilidade, além da criatividade e do espírito crítico e empreendedor também faz parte das diretrizes do instituto português.

Assessoria de Comunicação Social do Inep