Por Lisiane Giusti

A tão amada coxinha, quitute popular no Brasil, presente em todas padarias, botecos e lanchonetes, conhecida e consumida em todos os estados. Claro que não poderíamos ficar sem ela aqui em Dublin, não é?

coxinha1Existem várias histórias a respeito do surgimento da coxinha. A mais famosa delas é contatada no livro “História, Lendas e Curiosidades da Gastronomia”. Na obra, a autora Roberta Malta Saldanha conta que o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, criado na fazenda, só gostava de comer coxas de galinha. Certo dia, ao perceber que não havia coxas de frango o suficiente para o almoço, a cozinheira da fazenda, já prevendo a histeria do garoto por falta da sua comida predileta, teria desfiado outras partes da ave e moldado em uma massa à base de farinha e batata.

O garoto teria gostado tanto do prato que a notícia se espalhou e a imperatriz Tereza Cristina quis experimentar o famoso quitute. Encantada pelo saboroso petisco, a nobre solicitou que a receita fosse passada ao mestre da cozinha imperial e assim, no boca a boca, a coxinha ganhou os salões da realeza brasileira.

Há ainda outras histórias. Uma delas conta que o salgado foi inventado pelos escravos que, na falta de alimentos, juntavam as partes de animais dispensadas pelos senhores, retiravam os ossos e os envolviam com uma massa de mandioca.

Apesar de curiosas, não há confirmações históricas do fato. Quem se importa? Verdade é que a coxinha, o mais brasileiro dos quitutes, é uma delicia e já ganhou diversas versões, inclusive a fit, mas a tradicional e preferida continua sendo a de frango.

Ficou com vontade? Você encontra facilmente coxinha para vender nos mercados brasileiros ou com muitos brasileiros que vendem na internet. Mas se você gosta de cozinhar e reunir os amigos, temos aqui uma receita da tradicional coxinha de frango. Bom apetite!

Ingredientes:

coxinhaMassa:

1 litro de leite

200 ml de água

1,2 kg de farinha de trigo

1 colher (sopa) de margarina

3 tabletes de caldo de galinha

Tempero verde a gosto

Recheio:

800gr de frango

½ cebola

1 dente de alho

2 tabeles de caldo de galinha

Cheiro verde picado

Para empanar:

2 claras

1 xícara de água

100g de farinha de rosca

Modo de preparo:

Recheio: Refogue a cebola e o alho, adicione o frango (já desfiado) e tempero verde, cozinhe bem e deixe bem sequinho, sem molho.

Massa: Ferva o leite, a água e o caldo de galinha, depois acrescente a farinha aos poucos até formar uma passa homogênea, após acrescente o tempero verde e mexa bem.

Amasse a massa, coloque o recheio e modele em formato de coxinhas, passe nas claras e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até ficarem douradas.